Loading Posts...

Se você quer aprender a produzir vídeos na jornada de compra e obter mais resultados em suas ações de marketing, este conteúdo foi feito para você!

Se você é um profissional de marketing e está ligado nas últimas tendências do mercado, sabe que os conteúdos em vídeo são o futuro da internet. Acredita-se que, em 2019, os vídeos serão responsáveis por mais de 80% de todo o tráfego de dados na web.

Por isso, usar vídeos em suas ações de inbound marketing é fundamental. Mas encaixar esse tipo conteúdo em suas ações pode ser uma tarefa difícil. Por onde começar? Que tipos de vídeos produzir?

É fácil: usar vídeos na jornada de compra do seu consumidor. Produzindo conteúdos específicos para cada estágio, seus vídeos resultarão em mais engajamento, conhecimento da marca e vendas!

Conhecendo a jornada de compra do seu cliente

Antes de sair gravando vídeos para a sua empresa, primeiro é preciso entender o que é e como fazer vídeos na jornada de compra.28

A jornada de compra é o caminho pelo qual todo consumidor passa até adquirir um produto ou serviço. Ela é dividida em três etapas: descoberta, consideração e decisão.

  • Na fase de descoberta, o consumidor começa a perceber que tem um problema ou necessidade. A partir de então, ele passa a pesquisar informações para entender melhor sobre o tema e identificar corretamente o problema.
  • Depois de definir claramente o problema ou necessidade, o lead passa para a fase de consideração. Nessa etapa ele passa a pesquisar por abordagens e métodos para suprir a sua necessidade.
  • Após considerar todas as soluções, o comprador analisa as opções disponíveis e toma, enfim, a decisão de compra.

Entender todas as etapas anteriores é muito importante para definir quais conteúdos deverão ser criados. Alguém que se encontra na etapa de descoberta precisa de conteúdos diferentes de um quem já está na fase de consideração. Ter isso em mente permite guiar os compradores por toda a jornada de compra com mais eficiência.

Afinal, não adianta nada gastar tempo e dinheiro gravando um vídeo com cases de sucesso da sua marca se ela ainda é desconhecida pelo público. O seu funil estará vazio e a conversão de leads em vendas será baixa.

Atualmente, as empresas já realizam esse processo através de conteúdos em texto. Mas para obter resultados ainda mais significativos, o ideal é usar vídeos na jornada de compra.

Por que usar vídeos na jornada de compra?

Porque o audiovisual é o presente e o futuro do conteúdo na web!

Os vídeo são mais atraentes e facilitam a assimilação de informações. Por isso, já se tornaram os queridinhos dos usuários.

E não demorou para que profissionais de marketing descobrissem nesse formato uma ótima oportunidade de atrair, engajar e converter leads! A sua empresa só tem a ganhar ao usar vídeos na jornada de compra. Confira alguns dados:

  •  Dados do YouTube indicam que cada usuário assiste a uma hora e 15 minutos de vídeos todos os dias;
  • São mais de 100 milhões de internautas que consomem vídeos diariamente na rede. E grande parte desses usuários busca por informações de qualidade e serviços;
  • 90% dos compradores online afirmam que preferem comprar em lojas que exibem os seus produtos em vídeo;
  • Vídeos em redes sociais contam com 1200% a mais de engajamento do que um link, de acordo com a Brightcove;
  • O consumo de vídeo a partir de aparelhos móveis dobra a cada ano, segundo o YouTube. E o conteúdo audiovisual é o formato mais adaptado para todos os dispositivos;
  • Os vídeos também diminuem as taxas de rejeição do seu conteúdo. Páginas com pelo menos um vídeo podem aumentar o tempo de permanência do usuário em até 2 minutos, afirma a ComScore;
  • Incluir um vídeo em uma landing page pode aumentar em 80% as taxas de conversão!

Como você viu, é muito importante que o seu negócio invista em vídeos na jornada de compra. Mais importante ainda é saber exatamente que tipo de conteúdo produzir para cada estágio.

Formatos de vídeos ideais para cada etapa

Como em cada uma das etapas da jornada de compra o cliente terá informações e necessidades diferentes, os vídeos produzidos também devem ser diferentes. Na hora de produzir vídeos na jornada de compra, existem alguns formatos que são mais indicados para cada objetivo.

A seguir, listamos os vídeos que melhor se enquadram em cada estágio do funil de compras. Mas isso não significa que um ou outro formato não possa ser utilizado em outras etapas. Isso dependerá da forma como o tema será abordado.

Topo

Na fase descoberta, o seu lead está começando a entender que tem um problema que precisa de solução. Assim, vídeos de topo de funil devem atrair visitantes com conteúdos de qualidade.

Eles não devem abordar diretamente a sua empresa, mas sim chamar a atenção do consumidor para as necessidades que ele talvez nem sabia que tinha. Alguns formatos são indicados para essa etapa:

Webinar

Os seminários on-line são ótimos para atrair uma grande quantidade de pessoas.

É ideal para abordar os problemas que os potenciais clientes da sua empresa enfrentam.

E como permitem interação com o público, ainda ajudam a aumentar o engajamento com a marca e construir autoridade, importantes em qualquer estratégia de marketing.

Vídeos virais

Você já deve ter visto vídeos e campanhas publicitárias que ganharam fama repentinamente na rede.

O marketing viral, quando bem planejado e produzido, é capaz de divulgar a marca com mais rapidez.

O público passa a se interessar pela empresa, seguir os seus canais e a ler mais sobre o seu conteúdo.

Um bom exemplo disso, foi o vídeo viral dos irmãos cantando a música “para nossa alegria”. Você se lembra?

Aproveitando o sucesso do vídeo, o CCAA, curso de inglês, convidou um dos autores do vídeo para participarem de um comercial da marca. O resultado? Um sucesso estrondoso!

Vídeos Q&A

Do inglês “Questions and Answers”, ou “Perguntas e Respostas”, nesse formato os usuários enviam uma série de dúvidas sobre os problemas que enfrentam e que sua empresa tem autoridade para responder.

Vídeos desse tipo podem ser feitos como uma transmissão ao vivo ou gravados em estúdio.

Em ambos os casos, ajudam a engajar a sua audiência e aumentam a autoridade da sua marca.

Veja um exemplo de vídeo Q&A abaixo:

Vídeos explicativos

Como o próprio nome indica, são conteúdos que ensinam e explicam algo ao usuário.

E como no topo do funil os leads ainda estão na fase de descoberta do problema, é a maneira ideal de ajudá-los a caminhar pela jornada de compra.

Explore assuntos relacionados às necessidades que os potenciais clientes possam ter, mas ainda sem vender os seus produtos!

Abaixo, você pode assistir um exemplo de vídeo explicativo, produzido pela Uber:

Meio

Nessa etapa, os potenciais compradores já reconhecem a existência de um problema e buscam diferentes soluções para ele. Os vídeos mais adequados para o meio de funil devem educar a audiência sobre as soluções que a sua empresa oferece. É hora de mostrar o valor da sua marca.

Alguns formatos são especialmente eficientes nesse momento:

Vídeo de demonstração de produto

Esse tipo de conteúdo serve para mostrar como um produto ou serviço funciona, as principais características e funcionalidades.

Use de recursos audiovisuais criativos e explique porque as soluções da sua marca podem ajudar as pessoas a resolverem seus problemas.

Uma empresa que usa muito dos vídeos demonstrativos, é o Shoptime:

Vídeo comercial

O clássico vídeo publicitário encontra seu espaço na etapa de consideração.

Esse tipo de conteúdo serve para mostrar aos potenciais compradores as características do seu produto e como ele se diferencia dos concorrentes. É uma excelente maneira de induzir os leads a comprar.

Vídeos DIY (faça você mesmo)

Uma das maiores sacadas do marketing de conteúdo, os vídeos DIY são uma ótima forma de comunicar o valor do seu produto ou serviço.

Nesse tipo de conteúdo, você ensina a sua audiência a resolver algum problema por conta própria, mas deixando claro as desvantagens de não contratar ou comprar as suas soluções.

As lojas Marabraz, por exemplo, ensinam a montar os móveis que são vendidos por eles:

Vídeos de análise ou review

Seu intuito é informar e esclarecer o público sobre um produto ou serviço.

O vídeo de análise deve detalhar para que serve, como usar, características, condições de uso, tamanho etc.

É ideal para divulgar lançamentos, que geralmente não possuem muitas informações e opiniões disponíveis na rede.

Geralmente, nesse tipo de vídeo são feitas parcerias com youtubers, para que os produtos sejam testados e propagados no mercado.

Vídeo tutorial

Para aumentar a confiança dos potenciais leads em sua marca e, de quebra, criar autoridade, nada melhor que criar vídeos que ensinem como resolver um determinado problema ou usar um produto.

Abaixo, você pode assistir um exemplo de vídeo tutorial, criado pela Polishop ensinando a montar o Orbitrek Elite:

Fundo

Esse é o momento de converter leads em clientes! Conteúdos de fundo do funil devem esclarecer possíveis dúvidas que a audiência ainda possui sobre os seus produtos. Além disso, é hora de reforçar os diferenciais da sua marca em relação à concorrência.

Entre os formatos de vídeos recomendados para essa etapa na jornada de compra, temos:

Vídeo institucional

Essa é a sua chance de apresentar a sua empresa para o seu público.

Você deve abordar de maneira clara toda a infraestrutura e áreas de atuação do negócio.

Conte um pouco da história da marca, mostre a linha de produtos, posicionamento, objetivos e valores. Conhecendo mais sobre o seu negócio, os usuários ficarão mais confiantes na hora de fechar negócio.

Vídeo depoimento

Quer ter mais credibilidade, fidelizar consumidores e transmitir confiança? Grave depoimentos em vídeo dos seus atuais clientes.

Peça para que eles expliquem como os seus produtos os ajudaram a solucionar problemas. Quem estava na dúvida na hora de comprar não vai hesitar em contratar os seus serviços.

Um exemplo de vídeo depoimento é o da Fast Shop. Repare que a empresa também usou o depoimento de um cliente que teve problemas com um produto, mostrando que ele logo foi solucionado. Isso transmite ainda mais confiança para o cliente.

FAQ vídeo

Algumas empresas inserem em seus sites uma página com perguntas mais frequentes e suas respostas. Que tal investir nesse conteúdo, mas em vídeo?

Um FAQ vídeo é uma ótima maneira de responder às possíveis ansiedades e dúvidas que os seus leads possuem momentos antes da compra.Também serve para mostrar como é o pós-venda, responder questões sobre o atendimento ao cliente e garantia dos seus produtos.

Assim você aumenta a confiança na sua marca, encantando e fidelizando consumidores.

Video case

Mostrar casos de sucesso da sua empresa é uma ótima forma de fidelizar clientes e aumentar a confiança na marca.

Vídeos desse tipo contam como a sua empresa resolveu o problema de algum cliente. Abuse da criatividade na hora de contar as histórias para se sobressair em meio à concorrência.

Abaixo, você pode assistir um exemplo de vídeo case, realizado pela agência Africa para o Banco Itaú:

Vídeos coringas

Como já mencionamos, dependendo da abordagem, alguns formatos podem ser usados em diferentes estágios do funil. Alguns tipos específicos de vídeo funcionam como verdadeiros “coringas” e a sua empresa pode utilizá-los na etapa e no momento que achar mais adequado.

Webinar

A mesma coisa acontece com os seminários on-line. Se você resolver abordar temas mais gerais e focados nos problemas que o seu público enfrenta, produzirá um conteúdo de topo.

Agora, se o seu webinar explorar a resolução dos problemas da sua audiência, terá um conteúdo mais adequado ao meio do funil. O webinar ainda pode abordar especificamente um dos seus produtos, se encaixando fundo do funil de vendas.

Vídeos publicitários

Esses vídeos na jornada de compra são realmente coringas!

O seu posicionamento no funil dependerá de como o tema será abordado. Se a sua empresa decidir não forcar muito na marca, mas na experiência do cliente, poderá ser utilizado como conteúdo de topo de funil.

Agora, se resolver aprofundar e mostrar as características e benefícios de algum serviço, por exemplo, é mais adequado para o meio do funil. Já se a publicidade explorar a marca e falar explicitamente sobre venda, é um conteúdo de fundo.

E aí, gostou de aprender mais sobre vídeos na jornada de compra? Quer saber mais sobre vídeos publicitários que cativaram o público? Basta clicar aqui e se inspirar!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!