Loading Posts...

Relacionamento à longo prazo é a peça-chave para todo e qualquer modelo de negócio. Como já diria o mestre de vendas Philip Kotler; “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Portanto, devemos sempre pensar em estratégias de marketing para aquecer o relacionamento com os clientes já fidelizados. Pensando nisso, preparamos um conteúdo onde você irá se inteirar melhor sobre como elaborar a campanha ideal de vídeos no pós venda para a sua marca.

Segundo análise feita pela E-commerce Trends 2017, 52,4% das vendas bem-sucedidas via e-commerce são acompanhadas de estratégias para reter ainda mais os consumidores nesse negócio. Já 47,6% dos empreendedores deixam escapar essa oportunidade.

Os vídeos no pós vendas combinam elementos extremamente atuais e estratégicos; a dinamicidade, interatividade e capacidade de engajamento que só o vídeo pode proporcionar. Juntamente associadas às estratégias de marketing para reter o público familiarizado com a sua empresa.

Mas, antes de entrarmos nesses detalhes, vamos nos ater um pouco mais sobre a importância do pós-vendas para o empreendedorismo.

A importância do pós vendas

Já foi dito que o pós vendas apruma o relacionando da marca com os consumidores. Isso acontece quando um negócio investe em estratégias eficientes que faça o público se sentir confortável durante a e após a compra; sendo muito provável que ele recorra a marca novamente.

Para além disso, o público fiel é um elemento importante da sua estratégia de pós vendas. Sentindo-se contemplado por essa relação, ele pode divulgar o seu produto ou serviço para outros possíveis consumidores. Fortalecendo o marketing boca a boca.

Ações importantes como:

  • enviar uma mensagem de agradecimento pela compra;
  • atualizar esse comprador das etapas de entrega de um produto;
  • elaborar ações promocionais no pós-vendas;
  • informar esse consumidor de outros produtos da sua linha de estoque, dentre outras possibilidades;

São investimentos simples mas essenciais para solidificar a sua clientela. E, consequentemente, aumentar as chances de uma segunda compra, ou terceira, quarta…

E usando estratégias de vídeo marketing no pós vendas essas chances podem ser ainda maiores! Vamos conferir o porquê?

Motivos para investir no pós vendas

Se você estiver incerto sobre essa possibilidade de investimento para o seu negócio, vamos analisar algumas motivações que fazem desse setor de marketing um atributo essencial na atualidade.

Marketing boca a boca

O marketing boca a boca são estratégias de compra estipuladas para fortalecer a opinião pública em relação a uma marca, produto ou serviço prestado.

Pensar atividades que tornem seus clientes satisfeitos após o ato da compra é um aliado importante desse segmento de marketing. Pois os consumidores tem o hábito de divulgar não só experiências negativas em relação a um negócio, como também enaltecer um relacionamento bem sucedido de compra e venda. Seja este último caso!

Fidelização de clientes

Se um consumidor passa a ser um cliente ávido do seu negócio; são grandes as chances dele se tornar um “embaixador” da sua marca. Quanto mais concreta fica a relação empresa/cliente, maiores são as oportunidades do seu produto ser divulgado pelo público em geral.

Possibilidades de aumentar as vendas e reduzir o custo de aquisição

Se um consumidor já efetivou uma compra do seu produto ao menos uma única vez, é mais rentável para o seu negócio direcionar esse cliente à uma nova venda. Apresentando à ele, por exemplo uma linha de estoque complementar ao produto adquirido – do que tentar sempre conquistar novos consumidores.

Investir na clientela que já obteve a experiência de compra é o caminho economicamente mais viável para se obter resultados a curto prazo, com orçamentos mais enxutos.

Dicas para usar vídeos no pós venda

Utilizar vídeos no pós venda pode ser a solução mais engajadora para arrebatar de vez sua clientela. Por isso aqui vai algumas dicas para você se inteirar.

Continue educando seus clientes mesmo após a compra

Os vídeos no pós venda podem ser a ferramenta ideal utilizada pela sua marca com a finalidade de reter o público; ou fazê-lo reconsiderar outros produtos/serviços da sua linha de produção.

Aproveite o potencial interativo que um filme tem, e desenvolva conteúdos relevantes, como, por exemplo, convidar seu público para conhecer um pouco mais sobre a história da sua marca (vídeo institucional), produzir um vídeo explicativo a respeito de alguma mercadoria da empresa, divulgar uma ação promocional para clientes já envolvidos com a marca, ou convidar sua audiência para um webinar interativo.

Invista em vídeos personalizados

Já pensou o impacto que os vídeos no pós venda teriam se fossem conteúdos altamente dirigido a um determinado público?

Capacitar seus consumidores, como em um vídeo orientativo, ou atualizar seu público a respeito de conteúdos relevantes que ele quer saber é fazê-lo se sentir valorizado. Esses atributos devem ser pensados mesmo depois de finalizada uma transação.

Desenvolver vídeos personalizados é confortar seus clientes, assegurando a qualidade e o atendimento do seu modelo de negócio. Nada mais raro que destacar-se em atendimento nos dias hoje, um segmento que costuma apresentar falhas até nas empresas mais consolidadas.

Pense em um modelo de atendimento específico, através de conteúdos em vídeo, que faça seu público se sentir único e especial.

Compartilhe seus cases de sucesso, e vídeo depoimento de clientes

Assegure seus clientes que eles estão lidando com os melhores profissionais no ramo em que sua marca atua.

Para tal, não descarte recursos onde você apresente ao público algumas parcerias comerciais bem-sucedidas pela sua empresa; ou clientes que são figuras importantes no cenário comercial caso você os tenha. Nesse último pode-se utilizar o vídeo depoimento como campanha publicitária.

De uma maneira geral, os vídeos depoimentos são estratégias importantes quando o caminho é falar a respeito de uma determinada empresa, utilizando clientes e colaboradores como protagonistas

Estratégias como essas atestam a confiança de seus clientes, pois o que eles mais querem é se sentir seguros e confortáveis com essa parceria. E sua marca só tem a ganhar: fazendo uma alta promoção, sua empresa alcança prestígio social e notoriedade, como também solidifica o branding e fortalece os valores internos da marca.

Conte sua história

Você pode se utilizar de recursos como o storytelling para os vídeos no pós venda também! Aproveite esse momento em que a relação com o seu público está em desenvolvimento, e busque engajá-lo ainda mais com histórias que emocionam, empoderam e divirtam, ganhando de vez a confiabilidade desses consumidores. Buscar engajamento pelas vias do emocional é sempre um bom caminho tendo em vista a competição por mercado cada vez mais acirrada.

Saia da mesmice

Não se conforte após uma transação finalizada. E nunca subestime a relação com seus consumidores, independente do nível de engajamento construído. Busque sempre sair da zona de conforto. Além de oferecer aos clientes já fidelizados uma vasta oportunidade de ações no pós vendas.

Conteúdos em formatos descritivos como matérias e infográficos são importantes, mas ao serem usados de forma exagerada podem ocasionar cansaço, desgaste, e consequentemente, falta de interesse no público. Aproveite só a dinamicidade que o vídeo pode oferecer em otimizar conteúdos.

Como mencionado pelo Dr. James McQuivel da Forrester Research pela revista Forbesum minuto de vídeo vale 1,8 milhões de palavras!

Utilizar os vídeos no pós venda não só informa seus clientes de forma rápida e interativa; mas se destaca de outras estratégias utilizadas no mercado.

Aproveite esse conteúdo, e se ligue no guia que a gente montou para você conhecer outras estratégias de marketing que podem ser aproveitadas usando vídeos. Bom aproveito e até o próximo conteúdo!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!