Loading Posts...

Todos os dias, nós recebemos vários e-mails com conteúdos de negócios de diversos segmentos. E, em grande parte das vezes, damos prioridade aqueles que já conhecemos e aos que trazem um título direcionado a nós. A explicação para isso é que conteúdos como e-mails marketing, blog posts ou vídeos personalizados atraem mais do que os que te tratam como parte de um grande grupo.

É isso aí. Queremos consumir produtos ou serviços de empresas que dão a sensação de que construíram um material feito especialmente para nós. Por isso, a personalização pode ser algo de grande valor para você! Então, foco nesse artigo e vamos juntos entender melhor a razão pela qual essa estratégia pode te render bons frutos.

O que são vídeos personalizados?

A produção de um vídeo requer tempo e planejamento. Por isso, muitas vezes optamos por criar conteúdos generalizados, que abordam problemas vivenciados por duas ou mais personas. Dessa forma, ganhamos tempo e ainda conquistamos mais alguns leads.

No entanto, essa opção pode não ser a mais assertiva. Afinal, se os vídeos são uma tentativa de estreitar nosso relacionamento com o usuário, por que continuar a tratá-lo de forma distante? Por isso, temos os vídeos personalizados. A ideia aqui é sim ter um padrão (ou template) quando se trata da imagem, mas o conteúdo deve ser preenchido de acordo com as expectativas e necessidades de cada lead ou cliente.

Diferente dos vídeos convencionais, os personalizados são direcionados a um só alvo pré-determinado. Você utilizará as informações disponíveis sobre ele coletadas por meio de pesquisa, banco de dados e métricas para tornar o conteúdo capaz de acertar um problema distinto e, consequentemente, trazer uma solução para esse alvo.

Por que investir nessa estratégia?

A estratégia torna mais fácil captar a atenção dos leads e espectadores. Segundo a Vidyard, a queda nos primeiros 10% de um vídeo personalizado é de apenas 19%, em comparação para 31% para todos os vídeos. Da mesma forma, os vídeos personalizados mantêm 50% de sua audiência até o fim em comparação com a retenção de 37% taxa de todos os vídeos.

Números bem cativantes, não é? Você também pode aumentar o seu engajamento. Veja onde vale a pena apostar nos vídeos personalizados:

1. Onboarding de Clientes

Depois de realizar uma compra, é importante que você explique para o seu cliente como utilizar o produto, como aproveitar as vantagens e construir um meio de comunicação entre a ele e a sua empresa. Esse é o sistema de onboarding. E, ao invés de um material impessoal, por que não investir em algo personalizado?

Lembre-se que essa etapa também constitui uma das nossas chances de encantar o cliente e fidelizá-lo de uma vez por todas. Então, investir em um material criativo pode ser o passo certo para concluir esse objetivo!

2. Vendas

Mirar em um público específico também é uma boa opção para quando o foco é em vendas. Aqui, você consegue analisar e separar os perfis e criar um material capaz de atrair e liderar os prospects para a próxima etapa do funil.

3. Conversão de leads

Os leads, aquelas pessoas que já demonstraram interesse pelos nossos produtos ou serviços, também podem ser os alvos dos vídeos personalizados. Produzir uma série que traz em cada um dos vídeos um problema que sua empresa pode solucionar é uma forma genial de cativá-los e, consequentemente, de levá-los a considerar o seu negócio no momento de efetuar a compra.

4. Fidelização de Clientes

Construir o relacionamento com o seu cliente depois da compra pode ser uma tarefa difícil se você tratá-lo com “caro (a)” e “prezado (a)”. Isso torna a interação fria e distante. Mas, se ao invés disso, você investir em uma comunicação criada especialmente para ele, você vai mostrá-lo que manter o contato é um de seus objetivos e que ele é importante para a empresa. Por isso, a fidelização de clientes é uma ótima oportunidade para usar os vídeos personalizados.

Exemplo de vídeo personalizado

Está se perguntando quem usa essa estratégia? A resposta é: uma das maiores marcas atuais. O Facebook aposta nesse modelo há tempos e é um tiro certeiro. Quem é que nunca viu um compartilhamento de um dos vídeos sobre aniversário de amizade ou de retrospectiva de fim de ano com os quais eles presenteiam seus usuários?

Nesses pequenos vídeos, eles replicam o mesmo padrão, modificando apenas as imagens e frases que aconteceram com cada um dos usuários da rede social. Mas cada um que recebe a lembrança se sente feliz a ponto de publicá-lo em seu mural para mostrar para todos os amigos. É uma ação básica que rende bons frutos!

Como criar o meu?

Para criar o seu modelo de vídeo personalizado não é preciso muito. Afinal, o esqueleto pode ser o mesmo, já que é a informação que tem que se adaptar aos diversos públicos. Você pode até mesmo se inspirar no padrão do Facebook para facilitar o seu trabalho. Como o deles, o conteúdo é que será a variável.

Para te ajudar, criamos uma listinha:

1. Template

Apesar da mensagem ser diferente para cada público, o template pode ser o mesmo. Então, vale a pena pensar em um que seja mutável e que concorde com a mensagem que você tem a passar para cada um dos seus públicos. Assim, você não vai correr o risco de gerar confusão entre o meio e a mensagem.

2. Variáveis

É hora de colocar a cabeça para funcionar e pensar em cada público específico que você quer atingir. Assim, você será capaz de criar uma mensagem diferente para cada um deles. Nela, é importante que você destaque os pontos fortes que captarão a atenção de cada um desses públicos (sejam leads ou clientes) e faça com que eles se aproximem da próxima etapa do funil.

3. Hospedagem

Mas onde hospedar os vídeos personalizados? Essa também é uma pergunta que deve ser levada em consideração. O lugar vai depender do tipo de ação e do tamanho do vídeo. Alguns podem ter o início no Facebook e um link que direcione para o seu site, por exemplo. Outros, podem tirar proveito das vantagens dos vídeos nativos. É necessário pesquisar a forma mais natural para não prejudicar a experiência do cliente.

4. Relatório

E, como sempre, não deixe de observar as métricas de cada vídeo que produzir. São os números obtidos nesses relatórios que dirão se suas ações estão seguindo o caminho certo, se ajustes são ou não necessários e qual o tipo de material que mais atinge os seus diversos públicos.

Como sempre frisamos, no mundo do marketing, informação é poder. Sempre!

Essas foram as nossas dicas sobre os preciosos vídeos personalizados. Esperamos que você tenha compreendido a importância da sua adoção em uma boa estratégia de marketing e consiga aplicá-los da melhor maneira no seu negócio. Ah, e não se esqueça de caprichar na criatividade e na pesquisa sobre o seu público-alvo!

E já que estamos compartilhando alguns truques, aqui vai mais um; você sabia que, além dos vídeos personalizados, os de depoimentos de clientes fazem um grande sucesso? Afinal, que atire a primeira pedra aquele que nunca pesquisou uma referência antes de realizar uma compra. Por isso, esse é um outro modelo em que você deve ficar de olho. Para entender melhor o motivo, é só clicar aqui!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!