VidMonsters
Por VidMonsters

Segure as lágrimas! Assista 11 vídeos publicitários que encantaram multidões!

VidMonsters
Por VidMonsters

Vídeos publicitários engajam muito mais. Sabe por quê? Eles emocionam, causando sentimentos variados em cada pessoa. E vai dizer: quando algo nos toca, nossa vontade de compartilhar é bem maior!

O consumo de vídeos não para de crescer. Logo logo, a TV vai ficar para trás e o conteúdo neste formato será rei! Na verdade, isso já está acontecendo: o consumo da televisão está estagnado, enquanto o de vídeos online continua a disparar. 

É o que mostra uma pesquisa recente realizada pelo YouTube, plataforma principal na web que exibe bilhões de vídeos publicitários, informativos e divertidos. Mais da metade dos entrevistados (56%), afirmam passar mais horas vendo conteúdo em vídeo na web do que assistindo à TV.

Se você busca inspiração para sua produção de vídeos, está no lugar certo! Confira abaixo 11 vídeos publicitários que cativaram o público.

Vídeos publicitários que conquistaram o público

1. EDEKA – #heimkommen

Neste emocionante comercial produzido na Alemanha pela rede de supermercados Edeka, o roteiro consiste em um avô que espera ansiosamente a chegada de sua família. É época de Natal, porém nenhum familiar consegue comparecer por conta da distância e da rotina. Logo, o avô passa essa data sempre sozinho.

Somente quando ele finge sua morte para sua família, é que eles resolvem se deslocar para dar o último adeus. Porém, eles só descobrem que era mentira ao chegarem e perceberem que tudo foi pensado para todos celebrarem o Natal reunidos.


Emoções à parte, perceba como a trilha sonora do vídeo faz toda a diferença. A forma como a história de desenrola também prende a atenção e faz com que nós nos identifiquemos com o personagem. Ninguém gosta de ficar sozinho em datas especiais, principalmente no final do ano. 

2. ALWAYS – Like a Girl

Desde quando fazer algo “como uma garota” se tornou uma forma de insulto? É exatamente esta ideia que o vídeo da marca de absorventes Always questiona. Integrante da campanha #LikeAGirl, o comercial acima apresenta mulheres, meninos e homens. É pedido para que estas pessoas corram que nem meninas.



Eles correm de forma desengonçada, como se fossem pessoas fracassadas e humilhadas. Então, meninas são indagadas a fazerem o mesmo. Só que agora, elas correm com confiança e de forma ágil. O vídeo traz a mensagem de que a confiança das meninas tende a cair na puberdade e metade delas desiste de praticar esportes.

Novamente, a forma como o vídeo foi filmado, com vários planos de câmera e dentro de um estúdio, reforça a ideia da campanha, que conta uma mensagem que faz o público se questionar. Isso é bem interessante para refletirmos sobre assuntos que muitas vezes, são estereótipos reforçados pela sociedade. A música do vídeo também surpreende e aflora um sentimento de surpresa.

3. Fundação Síndrome de Down – Carlinhos

Este anúncio, bastante famoso por tocar a população brasileira, na questão dos vídeos publicitários, conta uma história breve e simples. Trata-se de um menino com síndrome de Down e seu amigo, que não é portador da síndrome.

Com cenas em preto e branco e uma música famosa da banda Radiohead, os meninos aparecem se divertindo em um carrossel, enquanto aparecem algumas mensagens sobre a rotina do Carlinhos. O final do vídeo muda a percepção de quem acreditava que o Carlinhos era o menino sem a Síndrome e a seguinte frase aparece: “DOWN. A pior síndrome é a do preconceito.”

A emoção que este vídeo causa em quem o assiste é parecida com o do comercial “#LikeAGirl”. Há uma misto de reflexão e compaixão pelo que é mostrado e claro, pela mensagem transmitida. Simples, porém bastante tocante, não acha?

4. Pedigree – Bad Dog, Good Dog

A marca de alimentos para cães Pedigree mostra uma história de um cachorro que é considerado mau e outra história do mesmo animal, só que considerado bom. A questão é que esses adjetivos pouco têm a ver com o cachorro em si e sim com o tratamento que ele recebe.



A técnica de storytelling deste comercial e a trilha sonora, composta apenas de instrumentos, nos aproxima do cachorro. Boa parte de nós se entristece quando vê um animal em más condições e se sentindo triste.

O final do comercial mostra o cão resgatado da sua antiga vida e que boas atitudes – incluindo uma boa comida – transforma positivamente o animal. São várias lições exibidas em apenas um minuto de vídeo.

5. Sadia – Uma história de Natal

A empresa de congelados Sadia também consegue traduzir emoções em seu comercial de Natal. O enredo traz uma menina com Síndrome de Down, que se esforça para participar de uma corrida. Na história também há um senhor, que vive somente com seu cachorro e mede esforços para ajudar a garota sem que ela perceba.


A ideia aqui foi o foco no espírito natalino e fazer uma pessoa que não é tão próxima se sentir amada. É realizar uma troca sem expectativas. É possível notar que na transmissão de uma mensagem sentimental, há sempre um início, o acontecimento principal e o desfecho.

6. Doação de órgãos – Santa Casa

À uma primeira vista, este pode parecer mais um comercial como os outros, que fazem o uso de cachorros e uma música tocante, mas não. Por mais que seja simples e aparentemente clichê, o vídeo produzido para o Grupo Santa Casa transmite uma poderosa mensagem: doação de órgãos.


Em apenas um minuto, um cachorro fica esperando por alguém, que não aparece. Após isso, tenta chamar a atenção de um homem, que não liga muito para o animal e continua seguindo seu caminho. Porém, o homem se sente desconfiado. O cão retorna para o interior de casa e ao seu lado, é possível ver uma foto do animal e seu dono.

O comercial termina com a frase “Seja doador”, referindo-se à doação de órgãos. Logo, quando entendemos que o cão reconheceu o seu falecido dono em outra pessoa que recebeu algum órgão, a emoção surge. A história aqui trabalha na expectativa do público, que ao ver um vídeo, sempre espera algo, que irá desencadear em algum tipo de sentimento.

Vídeo marketing

7. Hair – Afanoc

A Associação de Crianças com Câncer sensibiliza qualquer pessoa com o breve vídeo que conta uma história simples, porém poderosa. A trilha sonora, geralmente instrumental e clássica, cria o gatilho da emoção no espectador.

Uma garota pequena escolhe cortar seu longo cabelo sozinha, sem a ajuda de alguém. É possível perceber que ela está a espera de alguém. Quando abre a porta de casa, lá estão seus pais e seu irmão mais velho. Eles se surpreendem quando veem sua filha com o cabelo cortado, segurando os cabelos em mãos.


Ela entrega os cabelos soltos para o irmão, que tira o boné e logo entende-se que ele retornou após um tratamento contra o câncer. A técnica do storytelling aqui, comumente utilizada dentro de vídeos publicitários, focou nos pequenos detalhes, o que causa a emoção e pode levar a pessoa a fazer uma doação à Afanoc.

8. Pantene – Violino

A marca de cosméticos Pantene elaborou um comercial que poderia facilmente ser transformado em filme. A história apresenta uma menina surda que tem o desejo de aprender tocar violino. Ela passa por diversas dificuldades, mas consegue superá-las e acaba por brilhar em um concurso de música.

Com início, meio e fim, o conteúdo produzido na Tailândia apresenta a mensagem “você pode brilhar”, dando a ideia de que os produtos da marca farão o mesmo no seu cabelo e também na sua vida.

9. Expresate ETB – Blindness (Happy Mother’s Day)

A empatia e a compaixão pelo próximo é um tema que não sai de moda quando a intenção é tocar um determinado público. A empresa ETB resumiu seus valores em um breve comercial para o Dia das Mães.

Na escola, um menino cria um desenho pouco comum e leva para casa. Ali, ele entrega o desenho do lado inverso para sua mãe e logo entende-se o porquê. Ela é cega e então pode sentir o que foi feito.  

10. Guinness – Basketball

O que se espera de um comercial de cerveja? Festas, risadas, e diversão? A marca de cervejas Guinness saiu um pouco do comum e conseguiu criar um anúncio para a bebida bastante tocante e inesperado.


O momento em que os jogadores levantam de suas cadeiras de rodas e logo percebe-se que estavam todos incluindo o seu amigo cadeirante no jogo de basquete. A história reflete os valores que a Guinness defende e quer mostrar para o público.

11. True Move – Doar é a melhor forma de comunicação

A empresa de telefonia tailandesa True Move consegue passar de forma muito clara a mensagem “gentileza gera gentileza”. Com uma delicadeza e simplicidade vindas da cultura da Tailândia, a história fala sobre essa troca de gentilezas.

Um menino rouba remédios porque são caros e precisa curar a mãe doente. Um homem, tocado pela situação, arca com os custos e oferece ainda uma refeição para levar. Passados alguns anos, já crescido, o menino tornou-se médico e acaba por atender o homem que o ajudou no passado.

Todos estes vídeos publicitários adotam uma forma de contar uma história que consiga tocar as pessoas; por mais que nem conheçam a marca que está por trás. É essencial tratar a comunicação em vídeo marketing como uma forma de mostrar a personalidade da sua marca de forma a abordar e informar as necessidades do seu público.

E aí, se sentiu inspirado por esses vídeos publicitários? Lembre-se que você precisa marcar presença em seus vídeos. Então clique aqui e leia agora mesmo como fazer um plano de marketing para a criação de vídeos.