VidMonsters
Por VidMonsters

Webinar ao vivo ou gravado? Descubra qual a melhor opção para a sua estratégia

VidMonsters
Por VidMonsters

O uso dos webinars está se tornando cada vez mais popular nas estratégias de vídeo marketing das empresas. Porém, uma dúvida comum nestas situações é entre realizar um webinar ao vivo ou gravado.

Quando se trata de webinars, a ideia mais comum que as pessoas geralmente assumem é que este tipo de conteúdo, por natureza, é ao vivo.  Entretanto, webinars gravados já são, hoje em dia, opções bem viáveis. Além disso, em algumas situações podem ser até mais adequadas.

Mas, afinal, qual é a melhor opção? Realizar um webinar ao vivo ou gravado?

Neste artigo, vamos explicar para você quais são as opções de webinars, ao vivo, webinar gravado e no meio termo, o chamado híbrido.

Descubra as vantagens de cada um e saiba como escolher entre webinar ao vivo ou gravado.

Webinar ao vivo 

Quando se trata de escolher entre um webinar ao vivo ou gravado, a maioria das pessoas, na primeira impressão, tende a imaginar que esse tipo de conteúdo é sempre ao vivo .

Isto porque, realmente, o webinar ao vivo é a opção mais comum e também mais chamativa. Já que possibilita que o público interaja em tempo real com os realizadores, favorece as conversões e melhor o engajamento da audiência durante o webinário.

Além disso, os webinars ao vivo são as melhores opções para quem aprecia um feedback mais interativo de sua audiência.

O webinar ao vivo também é uma opção mais adequada para quem quer reduzir a carga de trabalho na produção de um webinar, já que consiste em produzir os slides, treinar e apresentar. Sem a necessidade de pós-produção que um webinar gravado demanda, por exemplo.

Porém, o webinar ao vivo é uma opção mais adequada para quem já sabe lidar com eventuais erros e problemas ao longo do webinário. Já que, ao cometer um erro, é preciso seguir em frente. E nem todo mundo tem essa desenvoltura.

Entre os benefícios do webinar ao vivo, podemos destacar: 

  • A interação é real e instantânea com os participantes;
  • Com o webinar ao vivo fica mais fácil criar um relação mais próxima com o público;
  • Além de uma criar uma sincronia com a audiência.

Dicas para um webinar ao vivo 

Para o sucesso de um webinar ao vivo, é preciso pensar, previamente, sobre como ele será desenvolvido.

Por isso, elabore um pequeno roteiro para webinar, que irá guiar as ações durante o webinar. Porém, como o evento será transmitido ao vivo, ele estará sujeito a todo tipo de alteração, forçada ou não, na programação.

Por isso, ao preparar um webinar ao vivo, para que ele tenha sucesso, siga estas dicas:

  • Procure criar uma apresentação mais simples, lembrando-se sempre que o foco principal deve ser o seu público e a forma com a qual ele vai interagir com o conteúdo;

  • Analise previamente o seu roteiro, imaginando quais são os momentos prováveis e possíveis de interação do público, como perguntas, por exemplo;

  • Treine o conteúdo do webinar antes de apresentá-lo. Assim, você poderá evitar muitos erros bobos durante o webinar ao vivo;

  • Durante a transmissão do webinar ao vivo e, quando possível, conte com ajudantes. Eles irão ajudar você com aspectos técnicos e na interação com o público.

Webinar gravado  

O webinar gravado garante que o conteúdo seja melhor ajustado, de modo que a mensagem passada tenha mais qualidade.

Imagine, por exemplo, alguma falha de energia durante o seu webinar ao vivo. Acredite, isso pode acontecer! E se a sua empresa não tiver um gerador de energia à disposição, o webinar terá de ser encerrada antes do tempo.

Por isso, ao escolher entre um webinar ao vivo ou gravado, muita gente decide optar por um webinar gravado, pois será possível controlar e evitar alguns aspectos que poderão comprometer a compreensão da mensagem pela audiência.

Além disso, para quem realmente “trava” diante da câmera e da audiência, mesmo que eles estejam atrás da tela do computador, o webinar gravado é a melhor opção. Já que, em um webinar gravado é possível fazer a gravação de modo controlado, podendo tomar as rédeas de sua apresentação do início ao fim.

webinar

Sintetizando os benefícios do webinar gravado, podemos destacar: 

  • É possível eliminar erros técnicos e de apresentação, que podem comprometer a compreensão do conteúdo por parte da audiência;
  • O webinar gravado é uma boa opção para quem ainda não tem segurança e confiança na frente das câmeras;

  • Torna-se mais fácil adicionar efeitos e realizar eventuais ajustes, no momento da pós-edição.

Dicas para um webinar gravado 

Um dos maiores riscos do webinar gravado, quando o comparamos com o ao vivo, é a perda da originalidade do apresentador e enfraquecimento do relacionamento junto ao público.

Isso ocorre porque, em um webinar ao vivo, a audiência naturalmente tende a se relacionar com o apresentador de modo mais direto.

Já no webinar gravado, muitas vezes, um problema que ocorre é a percepção que a audiência terá de que se trata de um produto “pronto”, cujo a interação é muito artificializada.

Porém, é plenamente possível evitar esta percepção negativa de seu público. Para isso, siga as seguintes dicas:

  • Faça o possível para deixar a gravação o mais natural possível;

  • Crie momentos de interação com a audiência, respondendo a dúvidas por escrito, por exemplo, ou mesmo propondo exercícios a eles;

  • Tenha uma apresentação interessante, que seja tão rica gravada, como seria ao vivo.

Webinar híbrido 

Além das opções de webinar ao vivo ou gravado, também existe uma terceira via, a dos webinars híbridos.

O webinar híbrido é uma mescla das duas opções, ao vivo e gravado, acrescentando parte ao vivo em um webinar gravado, ou vice-versa.

Esta é uma opção que mescla o melhor dos dois mundos, já que permite, por exemplo, apresentar partes gravadas de um webinar e que se repetem naturalmente em todos eles, fazendo a parte de perguntas e respostas ao vivo.

Por isso, o webinar híbrido é uma opção muito interessante para quem quer fazer partes mais técnicas em um webinar, como a demonstração de um produto, por exemplo, sem perder a interatividade que somente é possível ao vivo.

Entre os benefícios do webinar ao vivo, podemos destacar: 

  • É possível dar mais dinamismo ao webinar, já que determinadas partes mais “mecânicas” do conteúdo podem ser previamente gravadas;
  • Você também pode criar momentos de “descanso” para o apresentador, ao mesclar partes gravadas e ao vivo;

  • Ainda é possível aliar o melhor dos dois mundos, deixando a experiência ainda mais profissional.

Dicas para um webinar híbrido 

Com o webinar híbrido, nem sempre é preciso escolher entre um webinar ao vivo ou gravado.  Por isso, é uma opção que permite ter muito dinamismo de conteúdo, sem perder a interatividade necessária de um webinar.

Se você está pensando em começar a preparar webinars híbridos, aí vão algumas dicas para tornar o conteúdo o melhor possível:

  • Treine bastante cada etapa do webinar híbrido, já que esse modelo pode ser um pouco mais complexo do que o webinar ao vivo ou gravado;

  • Aproveite essa opção para ter vídeos mais chamativos, podendo utilizar efeitos especiais, por exemplo;

  • Utilize os momentos de transição entre a parte ao vivo para a gravada para se preparar para a próxima aparição. Nestes intervalos, aproveite para beber água ou ver se a transmissão está tecnicamente adequada, por exemplo.

Qual a melhor opção: webinar ao vivo ou gravado? 

Você deve estar agora se perguntando: Afinal, qual é a melhor opção, realizar um webinar ao vivo ou gravado?

Não existe uma resposta definitiva aqui. A melhor opção de webinar realmente depende de quais aspectos são mais importantes para você e sua empresa.

Por isso, para você refletir qual é a melhor opção para você, aí vão alguns pontos que podem ser analisados:

Quais opções são viáveis no momento 

A realização de um webinar ao vivo exige certa preparação técnica e do apresentador. Isso porque, agir com confiança em frente às câmeras não é algo para o qual todo mundo está preparado.

Por outro lado, o webinar gravado demanda um trabalho de pós-edição, algo que muitas vezes apresenta um custo adicional.

Basicamente, avalie dois pontos sobre a sua realidade e a da estratégia de vídeo marketing da sua empresa:

Custos 

O webinar ao vivo demanda um olhar mais cuidadoso para os equipamentos para webinário que serão utilizados. Uma vez que não há chance de edição.

E certamente você irá precisar de uma boa plataforma para webinar. Que inclua a landing page onde sua audiência irá te assistir, chat, gatilhos de conversão e a segurança de que sua conexão será estável.

Já ao webinar gravado, adicione a esta conta o custo da pós-edição, que pode ter de ser terceirada ou mesmo se feita por você, irá demandar algumas horas de trabalho.

Avalie esta equação, para definir qual opção é a mais adequada para a sua empresa, em termos financeiros.

Conveniência 

Em muitas empresas, a rotina de trabalho simplesmente não permite a realização de um webinar ao vivo. Afinal, é preciso dedicar-se por algumas horas, para preparar e apresentar o webinar.

Por outro lado, com um webinar gravado, é possível dedicar um dia específico para isso e realizar a gravação de todo o material.

Este aspecto precisa ser avaliado conforme a dinâmica da empresa e qual a disponibilidade dos recursos humanos e técnicos, para a realização do webinar.

O que o seu público gosta de assistir 

A preferência do seu público também é um fator determinante sobre o formato de webinar que será adotado.

Se a preferência do seu público é claramente na direção de algo mais informal e que valorize muito a interação pessoal, o webinar ao vivo é claramente a via a ser adotada.

O formato também influencia na escolha

O formato do conteúdo do webinar também ajuda a decidir qual a melhor opção. Por exemplo, um webinar apenas com a apresentação, com foco principalmente em slides, combina mais com a opção gravada.

Porém, se o webinar seguir em um modelo estilo entrevista, certamente chamará mais a atenção se ele for ao vivo e aberto para perguntas.

É importante entender que não existe uma opção ideal. A escolhe entre o webinar ao vivo ou gravado depende daquele que será mais relevante para o seu público e a estratégia de vídeo marketing da sua empresa.