Loading Posts...

O webinar gratuito é um modelo de conteúdo que tem liderado as estratégias de empresas de diversos tamanhos no momento de criar leads e alavancar negócios.

Amplamente utilizado no marketing digital, entre suas funções mais interessantes estão: atrair novos clientes, proporcionar comunicação direta, criar consciência de marca, melhorar o rankeamento em ferramentas de busca, entre outros.

Graças a esse leque de possibilidades, o webinar funciona como uma ideia descomplicada para unir vídeo e interatividade. Algo que grande parte dos consumidores valoriza durante suas pesquisas por novos produtos e serviços na web. 

Incluir essa ferramenta como parte da estratégia de marketing da sua empresa é essencial para crescer organicamente. E você pode ver alguns dos passos mais importantes para alavancar seu negócio utilizando o webinar gratuito logo abaixo.

O que é um webinar e como produzi-lo

Webinar é uma palavra de origem inglesa, utilizada para denominar a realização de seminários online. O Conceito conta com um grande número de adeptos ao redor do mundo e tem sido utilizado, com sucesso, por empresas de portes e segmentos bem diversificados.

O uso da ferramenta se deve principalmente ao seu alto poder de alcance e engajamento para os negócios. Esse detalhe foi aferido em pesquisa realizada pela Content Market, em 2016, que aponta os webinars como o segundo tipo de conteúdo com comunicação mais efetiva.

Planejamento para alcançar o sucesso

Assim como em todo o segmento empresarial, planejar é essencial para alcançar os resultados esperados com um webinar gratuito. Logo, ter estratégias bem definidas se faz essencial para que o objetivo seja alcançado. E o seu negócio possa aproveitar os frutos dessa ferramenta.

Saiba o tema e a mensagem que você quer passar

O passo 1 é, sem dúvida, saber sobre o que se quer falar. Um novo produto, a empresa, um novo serviço, explicar melhor algo que já é fornecido. As possibilidades são infinitas.

Depois disso, com a mensagem definida, vale a pena pensar em como ela será abordada. Com esses dois elementos compreendidos, criar e entregar uma estratégia capaz de fazer com que o webinar chegue a mais clientes vai se tornar mais simples. E isso será revertido de forma direta para o seu negócio.

Crie um roteiro

Já tem o tema e a forma de abordá-lo definido? Então, é hora de elencar as informações que serão comentadas no webinar gratuito. Para isso, destaque os tópicos mais importantes. Encontre os detalhes que realmente vão fazer a diferença durante a apresentação, anote e pratique.

Crie um roteiro conciso, que conduza o seminário direto ao ponto. Separe o tema por tópicos que serão abordados ou escreva em seu roteiro as ideias que precisam ser comentadas durante o seminário.

Lembre-se que é muito importante estudar o roteiro, pois o domínio do assunto é essencial para manter a explicação fluida. As dúvidas dos participantes precisam ser sanadas na hora. Isso faz com que a experiência e o engajamento do público com o seu negócio sejam ainda mais marcantes.

Escolha a ferramenta certa para transmitir o webinar

Atualmente existe um grande leque de ferramentas que permitem a transmissão de um seminário ao vivo. Entre as mais famosas estão as gratuitas fornecidas pelo Facebook, YouTube e Google Hangouts.

Vale destacar que essas plataformas são interessantes por não apresentar custos. Mas, justamente por isso, também possuem algumas limitações. Algumas podem limitar o número de usuários simultâneos, ou não entregar um relatório completo com os dados do webinar.

No contraponto, também existem no mercado diversas opções pagas, desenvolvidas exclusivamente para este tipo de ação.

A Vidmonsters, por exemplo, oferece um leque único de possibilidades para empresas que estão em busca de ampliar seus negócio.

Por essa plataforma é possível ter acesso aprofundado a métricas específicas de cada webinar,  obter detalhamento de interação com o vídeo, entre outras funcionalidades.

Trace um plano de ação de curto, médio e longo prazo

Para que o webinar gratuito possa permanecer funcionando como uma boa ferramenta para o seu negócio, é importante ter um bom plano de ação. Por isso, estabeleça objetivos, onde você quer chegar com este conteúdo? Como ele deve ajudar seu negócio?

Crie uma agenda para realizar webinars de forma recorrente. Isso irá fazer com que seu conteúdo permaneça em evidência ampliando e melhorando a percepção do público em relação ao que está sendo feito.

Desenvolva temas relevantes e que se cruzem. Planeje a execução de seminários que sejam capazes de usar outros tópicos já abordados como referência. Isso aprofunda a experiência do seu público em relação ao conteúdo apresentado

Crie para o público que está em busca do que você entrega. Descubra onde está este público, pesquise e planeje formas de chegar até ele. Estabeleça os passos principais para a sua estratégia e tenha de forma clara como utilizar o webinar para alavancar o seu negócio.

Divulgação correta

Depois de saber sobre o que falar é importante encontrar o público certo para o seu webinar, e isso só é possível por meio de uma divulgação planejada. Faça um estudo de caso para saber onde encontrar o público ideal para o seu conteúdo e então siga para a divulgação.

Entre os meios que podem ser utilizados para encontrar seu público estão as mídias sociais, blogs e vídeos com assuntos correlacionados, fóruns de discussão.

Nessa hora, é importante trabalhar com essas ferramentas de maneira coordenada para atingir quem realmente pode vir a se interessar pel tópico que você irá mostrar.

Outra estratégia de divulgação para o seu webinar gratuito é o e-mail marketing. Com ele, caso você já tenha um banco de e-mails, o convite chega de forma direta para pessoas que já demonstraram interesse no que você faz.

Respeite a jornada de compra

Em um webinar, assim como nas diversas formas de conteúdo desenvolvidos com foco em marketing, é sempre importante respeitar a jornada de compra. Por isso, antes de partir para a venda no seu conteúdo, é essencial que você apresente a solução de um problemaOu algum tema interessante para os novos consumidores.

A venda  –  mesmo sendo muito importante – é uma das últimas etapas desse processo, como exemplificado no funil de marketing. Então, tenha sempre essa estratégia em mente no momento de criar seu webinar e faça com que o interesse pelo produto/serviço venha de forma orgânica, por meio do CTA.

CTA (Call to Action)

O Call to Action – chamado para a ação – é a cereja do bolo em um webinar. É o momento em que você convida o público para conhecer seu produto/serviço.

Este é o momento mais importante do seminário, já que ele é responsável por aferir o interesse real das pessoas pelo que você está oferecendo.

O convite, quando bem feito, engaja a audiência e conduz para um novo patamar dentro do funil de vendas. A partir desse ponto, a chance de converter seu público em clientes se torna mais clara. E seu negócio passa a ser impactado diretamente pela opção de quem assistiu ao webinar.

Mantenha contato com sua audiência

Após a realização do webinar, é importante manter contato com seu público. Para isso, caso seja possível, mantenha o conteúdo on-line e aproveite para acrescentar novas informações por meio de blog post.

Envie um e-mail agradecendo a participação do público. Aproveite para saber o quanto a ideia foi válida por meio de uma pesquisa de satisfação. Identifique quais foram os tópicos com maior número de perguntas e planeje mais conteúdo para próximos webinars.

Como potencializar um webinar gratuito para alavancar seu negócio

Com o webinar compreendido e agora fazendo parte da estratégia de comunicação da sua empresa, é importante compreender como o seu negócio irá ganhar com isso.

Você pode usar um webinar gratuito para ampliar o volume de vendas, usando estratégias que visam apresentar novos produto/serviços. Focando na apresentação de funcionalidades e como elas podem ajudar esse público.

Pode-se ampliar o conhecimento da marca por meio de uma conversa que leve um pouco da experiência que seu negócio é capaz de gerar. Também é possível trabalhar o engajamento de novos e velhos clientes, apresentando como seu negócio pode solucionar ou melhorar situações do dia a dia das dessas pessoas.

Ou ainda conquistar mais leads ao trabalhar com os dados fornecidos pelos participantes no momento da inscrição para o webinar. Vale lembrar que estas são só algumas das possibilidades que irão ajudar no desenvolvimento direto do seu negócio.

Agora é a hora de começar a planejar seu webinar! Para começar, faça um checklist para que tudo saia conforme o planejado. Mas fique tranquilo: nós vamos te ajudar! Clique aqui e confira nosso guia para fazer um webinar de sucesso.

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit