Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Descubra o que é Webinar Perpétuo e como ele pode ajudar sua marca a converter mais

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Com as novas tecnologias, se comunicar com o público ficou mais fácil. É cada vez maior o número de ferramentas que aproximam marcas do público-alvo. E entre elas está o webinar, que permite atingir uma grande audiência, inclusive a longas distâncias. Mas uma modalidade de seminário online tem despertado a atenção: o webinar perpétuo!

Esse tipo de conteúdo evergreen permite transmitir informações que não perdem a relevância com o passar do tempo. E quando usados dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, permitem que a mensagem seja visualizada infinitas vezes, gerando mais leads e vendas. E, claro, impactando positivamente a autoridade da marca.

Quer saber mais sobre o webinar perpétuo e como produzir um para o seu negócio? Então continue lendo este post e confira todas as vantagens desse tipo de conteúdo.

O que é webinar perpétuo?

Você sonha com um funil perpétuo para o seu negócio? Quer ter a possibilidade de vender todos os dias? Que tal estabelecer novos pontos de contato com o cliente?

Tudo isso é possível com um webinar perpétuo. Ele é composto por vídeos de qualidade e com conteúdo recheado de informações relevantes. Assim, ele não apresenta prazo de validade e não fica ultrapassado facilmente.

Ao disponibilizar webinars perpétuos para o público, você será capaz de gerar mais visitas para o seu site ou blog. O público que consome vídeos aumentou nos últimos anos em razão das pessoas buscarem conhecimento. E, na correria do dia a dia, ninguém tem tempo para frequentar cursos presenciais ou palestras em locais muito distantes.

A exposição do seu vídeo ocorre de forma automática, apenas com auxílio de algumas ferramentas disponíveis na plataforma onde está inserido. Você será o responsável por agendar as datas e horários em que o conteúdo estará acessível.

Quais são as vantagens do webinar perpétuo?

Além de não perderem a validade e durarem por mais tempo, os webinars perpétuos apresentam outras vantagens estratégicas para o seu negócio. Confira algumas a seguir:

1. Atraem mais tráfego

É indiscutível que se um vídeo tem o conteúdo relevante e fica disponível por um período maior, será mais visitado. Por isso, é muito importante investir no webinar perpétuo como estratégia do Marketing de Conteúdo.

Contudo, vale a pena lembrar que os conteúdos dos vídeos devem ser atualizados periodicamente. Assim, você será encontrado com mais facilidade por pessoas e buscadores do Google. Além disso, essa é uma demonstração de que você possui conhecimento em seu ramo de atuação, aumentando a autoridade da marca.

O webinar perpétuo deve contar com páginas otimizadas para SEO que vão ajudar a aumentar o tráfego. Você também vai atrair mais visitantes se seu conteúdo for linkado em sites e blogs de outras marcas.

2. Ajudam a gerar e segmentar leads

Em geral as pessoas estão “sedentas” para acompanhar as novidades do mercado e se atualizar. E, com um webinar perene que seja esclarecedor e interessante sua marca ganha autoridade e gera mais leads.

Os vídeos demonstram informações mais completas e, assim, é possível segmentar os leads de acordo com o assunto de maior interesse. De posse dessa informação, a equipe de marketing da sua empresa pode planejar as melhores estratégias de contato.

3. Possuem vida útil maior

É um fato que um conteúdo noticioso chama bastante a atenção das pessoas. Mas ele perde sua relevância rapidamente, já que as  informações estão sempre mudando.

Isso não acontece com os vídeos evergreen, pois o assunto esclarecido no webinar perpétuo não muda profundamente. O resultado obtido com o uso dos conteúdos perenes é muito satisfatório porque o seu blog ou site sempre terá acessos, ou seja, tráfego.

Perceba que não importa há quanto tempo o vídeo foi produzido. O que realmente conta é que ele tenha qualidade. As informações serão novidade para as pessoas que visitam o site pela primeira vez. E serão significativas para aqueles que acessam o site novamente.

4. Sua marca ganha autoridade

O sucesso do seu negócio está atrelado à autoridade da marca. Se coloque no lugar do consumidor. Não é raro comprar um produto das marcas X ou Y porque confia nelas. O entendimento das dores e problemas do seu cliente, somado à tentativa de resolvê-los, transmite a segurança e propriedade da sua marca.

Essa é uma característica que indica que você se tornou autoridade naquilo que oferece. Seguindo por esta linha de raciocínio, os vídeos perpétuos são muito eficientes, já que o objetivo deles é justamente resolver as dificuldades do consumidor.

Melhores formatos para seu webinar perpétuo

Com tantas vantagens em se fazer um seminário online perene, você deve estar morrendo de vontade de começar a produzir um, certo.

Mas cuidado, nem todos os formatos de transmissão ao vivo são adequados para um webinar perpétuo. Por ser um conteúdo que ficará disponível por mais tempo, apenas vídeos mais explicativos e didáticos se encaixam nessa estratégia.

A seguir, separamos alguns dos formatos de webinar que podem ser transformados em um conteúdo perene com mais eficiência:

webinar

1. Tutoriais

A correria da vida, onde falta tempo para quase tudo, leva as pessoas a assistirem cada vez mais tutoriais. Dessa forma, elas aprendem como fazer algo de que necessitam de modo mais prático e rápido em comparação aos velhos manuais.

O vídeo tutorial sempre cai muito bem para sua empresa, seja ela física ou digital. Ensine os clientes a montar um produto que compraram, usar um cosmético ou ainda mostrar como utilizar as ferramentas disponíveis em seu site.

Você vai perceber que mesmo depois de alguns meses ou até anos, o seu conteúdo ainda será o mesmo para determinadas atividades. Só não se esqueça de atualizá-lo regularmente, ok?

2. Vídeoaulas

Os conteúdos educativos são muito procurados, principalmente aqueles em formato de vídeo. Eles acrescentam valor para sua audiência quando entregam instruções. A principal vantagem de uma vídeoaula é que ela já é um webinar perpétuo. Vai demorar para que a informação fornecida fique desatualizada.

A aula transmitida pelos vídeos é objetiva e facilita o entendimento dos alunos. Além disso, ´podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Portanto, as pessoas não precisam ficar em salas de aula para fazer um curso, por exemplo. As vídeoaulas podem ser usadas em qualquer estágio do funil de vendas, pois sempre haverá cliente interessado em aprender.

3. Entrevistas com especialistas

Esse modelo de webinar é muito interessante. Seu formato é bem parecido com os programas de entrevista que vemos na televisão. Ele funciona da seguinte forma: você faz perguntas ou solicita ao público para elaborar dúvidas previamente, e um especialista no assunto responde.

A pessoa a ser entrevistada geralmente é referência no assunto que será discutido. E, você deve ter certo domínio sobre o tema para que não se perca. As possibilidades são muito grandes e a sua marca ganha muito mais autoridade.

Existem combinações que parecem improváveis, mas que rendem excelentes vídeos. Por exemplo: educação financeira e oficina mecânica, maquiagem e sexo, cozinha e decoração, entre outros.

Dicas para fazer um webinar perpétuo de sucesso

Agora você já conhece as principais características desse tipo de conteúdo. Mas antes de partir para a produção, confira algumas dicas para alcançar os resultados esperados com um webinar perpétuo:

1. Não finja que o webinar é ao vivo

O que vem à sua mente quando pensa em webinários? Somente conteúdo ao vivo? Se enganou!

Realmente existem muitos vídeos que são realizados ao vivo. Porém, pode ser que você esteja inseguro de fazer um webinar em tempo real. Afinal, podem surgir muitos imprevistos durante a gravação.

Então, grave os vídeos! Você escolhe o local e o momento mais adequados para fazer a gravação. O webinar gravado tem um conteúdo com mais qualidade.

O que não vale é dizer que um vídeo gravado está acontecendo ao vivo. Se o público descobre a mentira, você perderá toda a confiança e autoridade que batalhou para conquistar.

2. Não cite datas ou horários durante o vídeo

O horário e a data do webinar devem ser planejadas por você. Observe qual o horário e dias da semana em que grande parte do seu público fica online. Mas, como o tema de hoje é sobre o webinar perpétuo, o mais adequado é não citar datas e horários em seu vídeo.

Não precisa enfatizar que seu vídeo foi produzido há três anos, certo? Deixe os espectadores com a impressão de que estão assistindo ao conteúdo no momento em que está sendo gravado.

3. Invista em uma landing page atraente

As páginas de conversão para textos, geralmente não contém muitos itens e imagens para que o usuário concentre-se na aquisição do produto.

A landing page para webinar não é muito diferente. O foco aqui é fazer o usuário se inscrever no seu evento. Para produzir uma página que chame a atenção e estimule a conversão, siga as dicas abaixo:

  • Escolha um título impactante. A primeira impressão é a que fica, portanto o título deve chamar a atenção e ao mesmo tempo informar o que será encontrado ali;
  • Faça uma proposta única de valor (PUV). Essa pequena descrição do que oferece e como vai fazer diferença na vida do usuário estará logo abaixo do título;
  • Produza um conteúdo de qualidade. As informações do seu vídeo serão abordadas de forma mais ampla. Use as palavras-chave que serão utilizadas no evento;
  • Crie um CTA e disponibilize o formulário para cadastro. Observe o estágio do funil para que o formulário solicite as informações adequadas ao que o usuário receberá;
  • Disponibilize as informações sobre o palestrante;
  • Insira um case de sucesso se existir.

4. Insira gatilhos de conversão em seu webinar

O Call to Action é bastante comum nos textos. Por outro lado, quando colocados nos vídeos, ele aumenta o engajamento da audiência e o número de conversões. O CTA une os clientes aos seus produtos com muito mais facilidade.

Para que isso aconteça, insira os seguintes gatilhos de conversão:

a) Botões de redirecionamento

O famoso botão “Clique Aqui”, redireciona o usuário para outra página. Ela contém uma promoção do produto. O botão deve aparecer no vídeo em sincronia com o conteúdo. Dessa forma as chances de conversão aumentam.

b) Captura de e-mails

Quer criar uma lista quente de e-mails? É só deixar um espaço, pode ser uma barra, para que o usuário insira ali seu endereço eletrônico.

Solicite ao visitante que deixe seus dados em troca de um conteúdo exclusivo que chegará na caixa de entrada dele. Esse gatilho de conversão aumenta o relacionamento com a audiência.

c) Formulários de captura de dados

Outra opção para melhorar a relação com a audiência é a solicitação de dados como nome, profissão, empresa em que trabalha e e-mail. Forneça bons conteúdos em troca desses dados. Assim você aumentará suas leads.

d) Cronômetro de escassez

As pessoas compram mais rapidamente quando percebem a escassez de um produto. Por causa  disso, esse gatilho traz bons resultados. Ele atua na urgência da compra.

O cronômetro funciona da seguinte maneira: é colocado um relógio que marca o tempo restante para o fim da oferta.

Conclusão

Como pode perceber, o webinar perpétuo possibilita o acesso da informação a milhares de pessoas durante um longo período. Assim, é possível gerar tráfego para seu site e converter essas leads.

Alinhe com a equipe de marketing a melhor estratégia para produzir os conteúdos do blog. Lembre-se: com os vídeos perpétuos o visitante tem informações relevantes que lhe interessam e que o fazem retornar ao site. Comece já a planejar os vídeos, siga as nossas dicas para que tenha sucesso em sua jornada.

Agora que aprendeu um pouco mais sobre vídeo perpétuo, aproveite para conhecer as principais plataformas para hospedar e transmitir os seus seminários online.