VidMonsters
Por VidMonsters

Aprenda a usar os seus webinars para vender

VidMonsters
Por VidMonsters

Afinal, é possível usar os webinars para vender? É o que vamos descobrir agora!

Realizar um webinar é uma das melhores maneiras para adquirir leads para o funil de vendas da sua empresa e direcionar estes leads, para que se tornem clientes.

No entanto, a chave para transformar os leads captados em webinars em clientes, é dar a eles um caminho claro.

É muito comum que os produtores de seminários online se concentre em criar um ótimo conteúdo. Mas deixam de investir tempo suficiente nas próximas etapas do funil de vendas.

Neste artigo, você irá aprender técnicas de criação de webinars para vender. Descubra como usar esse conteúdo para transformar leads em clientes. Vamos nessa?

Por que os webinários são tão importantes

Utilizar os webinars para vender ainda é uma estratégia muito eficiente para a maioria das empresas.

De acordo com uma pesquisa da InsideSales.com, 73% dos profissionais de marketing e vendas dizem que os webinars são uma das melhores maneiras de gerar leads de alta qualidade.

Além disso, podemos destacar algumas outras vantagens e benefícios da realização de webinars:

1. Webinars são chamativos e envolventes

Durante a realização de um webinar, o seu público tende a ficar envolvido com o conteúdo transmitido.

Para se ter uma ideia, o tempo médio que um usuário permanece conectado a um webinar é de 61 minutos.

Desta forma, você terá a atenção de seu cliente por mais de uma hora, podendo usar os webinars para vender, com um bom tempo para transmitir a sua mensagem.

2. São úteis para toda a jornada de compra

Com os webinars é possível trabalhar toda a jornada de compra dos clientes. Para isso, é preciso criar uma estratégia consistente e que faça uso do dinamismo dos webinars para vender mais.

Desde painéis com referências no mercado a até demonstrações de produto ou serviço, os webinars são uma maneira dinâmica e eficaz de conduzir os seus leads ao longo do funil de vendas.

3. Os leads gerados são de alta qualidade

Ao realizar um webinar em sua empresa, você terá acesso a uma série de informações sobre seus clientes em potencial. Você pode utilizar esses dados para enriquecer a sua base de leads. E, assim, construir contatos de alta qualidade para a equipe de venda.

Sempre que alguém se registrar em um webinar da sua empresa, terá que oferecer dados de contato. São essas informações que a equipe de vendas usará para iniciar o atendimento personalizado.

Como fazer webinars para vender

Está pensando em fazer um webinar, mas não sabe como direcioná-lo para ser eficiente na geração de leads altamente qualificados?

Este é um problema comum para empresas que realizam webinars: os leads nem sempre se transformam em vendas. Por isso, confira algumas dicas para fazer webinars para vender:

webinar

1. Pegue ideias com a equipe de vendas

Ao construir uma estratégia de webinar bem-sucedida, é muito importante alinhar as equipes e estratégias de vendas e marketing.

Se a equipe de marketing criar conteúdos que não ajudem a equipe de vendas, poderá prejudicar a geração de leads qualificados.

Para ajustar isso, uma dica importante é, em vez de tentar adivinhar o foco que sua equipe de vendas deseja de um webinar, pergunte isso a eles.

Obtenha insights das equipes de vendas para um webinar antes de planejá-lo. Você pode até agendar um brainstorming conjunto com as duas equipes. Dessa forma, poderá descobrir novas ideias de conteúdo e descobrir quais pontos problemáticos precisam ser abordados.

2. Use uma estratégia de promoção eficaz

Depois de criar tópicos de conteúdo relevantes para seu webinar, é hora de começar a divulgá-lo para o maior público possível.

Ao usar os webinars para vender, não foque as suas estratégias apenas . É preciso criar entusiasmo e incentivar o engajamento quando o webinar for publicado.

Aqui estão algumas dicas para criar estes dois sentimentos:

  • Valorize o co-marketing. Essa é uma das melhores maneiras de gerar interesse por um conteúdo e expandir o alcance da divulgação de um webinar. Você pode, por exemplo, tentar trabalhar com outra empresa que tenha uma persona semelhante a de sua empresa e produzir o conteúdo em parceria com ela.
  • Crie lembretes automáticos por e-mail, que serão enviados aos leads que foram convidados, mas que ainda não se registraram no webinar.
  • Configure um e-mail automático para notificar a sua equipe quando algum lead se inscrever no seu webinar. Isso irá ajudá-los a se envolver com estes leads e encaminha-los na jornada de compra.
  • Conseguir inscritos não é garantia que eles vão comparecer ao seminário online. Afinal de contas, se você divulgar um webinar com algumas semanas de antecedência, é provável que uma parte dos inscritos se esqueçam quando a data chegar. Por isso,  lembre-se enviar e-mails de lembrete no dia anterior e no dia do webinar. Dessa maneira, você garante uma alta taxa de presença.

3. Pense em novos formatos para seu webinar

Para direcionar seus webinars para vender, é preciso ir muito além de um Power Point, sendo narrado por você ou por alguém de sua empresa.

Este formato já está ultrapassado e é preciso ser mais interativo e envolvente em sua webinar. Para isso, procure não se prender ao script do webinar, estando aberto para inovar no formato do webinar.

Para fazer isso, seguem algumas dicas:

  • Os webinars no estilo de debates, nos quais os slides e scripts são deixados de lado, e dois apresentadores são convidados a discutir um tema, estão se tornando muito eficazes na promoção do engajamento do público. Neste formato, também é eficaz estimular a participação do público no Twitter ou outras redes sociais, por meio de uma hashtag, para manter o conteúdo informal, porém informativo.
  • Tente criar um webinar baseado nas perguntas de seus leads. Convide-os a enviar perguntas e responda a elas ao vivo. Isso ajuda a gerar engajamento e entusiasmo no público.
  • Você também pode usar uma landing page para as pessoas votarem nas principais perguntas que eles querem que sejam respondidas ao longo do webinar. Isso ajudará você a priorizar e decidir o material mais interessante para o seu público.

4. Identifique os leads quentes e frios

Ao receber inscrições para o seu webinar, é preciso qualificar e segmentar os leads captados. Essa é uma ação fundamental para que seja possível trabalhar cada tipo de lead da maneira correta.

Por isso, procure segmenta-los entre aqueles que mais se aproximam da sua persona ideal e já estão prontos para serem passados para a equipe de vendas. Eles são considerados leads quentes.

Ou aqueles que não se aproximam desta persona ideal e para os quais mais informações precisam ser coletadas, ou mesmo não se encaixam no perfil de comprador ideal. A eles damos o nome de leads frios.

5. Deixe o público preparado para a venda

Para direcionar o seus webinars para vender, é preciso que nele, você dê informações suficientes sobre a venda do produto ou serviço para o público.

Afinal, se ele demonstrar interesse, é preciso saber como poder adquiri-lo.

Por isso, deixe CTAs e gatilhos ao longo do webinar, deixando claro como o público poderá entrar em contato com a sua empresa ou mesmo adquirir o seu produto ao final dele

Viu só como é fácil criar webinars para vender? Com um planejamento cuidadoso, a sua empresa poderá transformar leads em clientes com muito mais facilidade. Então, não deixe de colocar as nossas dicas em prática.

E para converter ainda mais com os seus seminários online, é fundamental saber inserir gatilhos e chamadas de ação no seu vídeo. Temos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o uso de Call to Action em vídeos.