Loading Posts...

O workshop online está virando uma prática cada vez mais presente em estratégias de marketing digital. E no artigo de você, você vai entender os motivos para isso.

O workshop é uma atividade realizada por alguma companhia ou alguém que é especialista em determinado assunto. Ele conta com uma abordagem mais técnica e, quando é online, permite alcançar um público vasto.

Hoje, você vai saber o que é um workshop online, como ele funciona e quais as melhores formas de fazer um na sua empresa. Confira!

O que é um workshop online

Um workshop online é um treinamento realizado para a resolução de questões ou problemas a respeito de um assunto específico.

Uma das vantagens dos workshops em relação a atividades semelhantes é a possibilidade da realizar exercícios práticos. Isso ajuda na resolução do problema que está sendo abordado.

Por isso, um dos formatos mais populares de workshop online é o de estudo e discussão de um caso. Durante esses eventos, a experiência anterior de algum usuário ou cliente da empresa é apresentada e discutida para ajudar os atuais clientes a resolverem seus problemas.

E por ser mais prático e voltado à resolução de um problema, o workshop geralmente é uma atividade mais curta. Suas sessões são mais voltadas à exposição do problema e discussão sobre as formas de solucioná-lo.

Diferença entre workshop e curso

Apesar de muitas vezes serem tratados como atividades semelhantes, um curso e um workshop online são atividades bem diferentes.

Em primeiro lugar, a duração de um curso online é sempre maior do que a de um workshop, sejam cursos de curta, média ou longa duração. Isto porque, em um curso online, o aluno está mais interessado em buscar um aprendizado mais profundo sobre determinado.

E esta é uma segunda diferença, já que em um curso online o interesse é mais por uma abordagem teórica e abrangente. Os alunos querem compreender os conceitos de um determinado tema.

Já em um workshop online, o interesse predominante é a resolução de um problema específico. Por isso, a melhor abordagem é mais prática e mais focada em conceitos específicos.

Como funciona um workshop

A tradução do termo workshop – oficina, em português – já diz muito sobre o seu funcionamento.

O objetivo geral de um workshop online é permitir que o espectador aprimore as suas técnicas sobre determinado assunto através de uma explicação teórica e uma abordagem prática.

Por isso, a dinâmica de funcionamento de um workshop tende a ser mais interativa. Assim, esses eventos contam com um palestrante ou instrutor que responsável por apresentar o tema e conduzir as discussões. Além de orientar as atividades práticas que serão realizadas.

Desta forma, em um workshop, tudo estará voltado à entrega de informações relevantes e diretas, que farão diferença na rotina de trabalho dos participantes.

Por que criar um workshop online

A realização de um workshop online patrocinado por sua empresa, é um investimento com muitas vantagens. Confira as principais:

  • Você poderá se consolidar como uma autoridade no seu nicho de mercado. O conteúdo mais técnico de um workshopcolocará você e a sua empresa, como referências de conhecimento;
  • É possível organizar e realizar um workshop em pouco tempo. A duração média de um workshop é menor e o tema a ser abordado é menos abrangente do que um curso online;
  • Será possível esclarecer algumas das dúvidas mais comuns dos clientes a respeito das funcionalidades dos produtos ou serviços de sua empresa, educando e qualificando o público.

Qual o tempo de duração

Um workshop online é uma atividade mais voltada à prática e a resolução de problemas. Por isso, a sua duração tende a ser mais curta. O tempo médio de duração de um workshop online profissional é de 2 a 5 horas, podendo até ter alguns intervalos durante a sua execução.

Pode até parecer pouco, mas é tempo mais do que suficiente para passar por todo o conteúdo proposto e realizar atividades, exercícios ou discussões práticas sobre a temática do workshop.

E tudo isso sem perder a atenção, a retenção e o engajamento daqueles que acompanham o workshop.

Como montar um workshop online em 9 passos

Está interessado em realizar um workshop online em sua empresa? Então confira como planejar e executar um evento desse tipo em 9 passos práticos:

1. Defina o tema

O primeiro passo do planejamento de um workshop online é a definição do tema que será abordado.

Lembre-se: um workshop, por característica, é uma atividade mais centralizada e menos abrangente. Por isso, procure escolher um tema que permita uma abordagem prática e voltada para a resolução de problemas.

Uma forma de descobrir e definir temas para o workshop de sua empresa é através de pesquisas sobre a forma de interação do público com o seu produto ou serviço.

Com isso, você poderá conhecer alguns aspectos que a maioria dos seus clientes tem dúvidas. Ou detalhes que não exploram o máximo potencial, encontrando aí uma excelente oportunidade de assunto a ser discutido.

2. Entenda seu público

Em seguida, planeje o conteúdo do workshop online conforme o seu público, ajustando-o sempre à persona.

Aqui, estamos falando da linguagem que será utilizada, qual a melhor forma de interação, entre outros aspectos que devem ser trabalhados para a máxima percepção de valor do público.

Por isso, procure fazer com que o workshop esteja ajustado, em termos de linguagem e dinâmica, ao seu público. Asim, o conteúdo do evento terá mais valor para a audiência.

3. Tempo de duração

O próximo passo é definir o tempo de duração do workshop online. É necessário fazer um ajuste entre o tempo necessário para passar o conteúdo, promover atividades de interação e ainda esclarecer dúvidas. Mas sem correr o risco de perder retenção e engajamento, vendo pessoas deixando o workshop enquanto ele ainda ocorre.

Por isso, procure ajustar o conteúdo ao tempo mais ótimo possível. Garanta que apenas o essencial seja passado, mas que nada de importante fique de fora.

Lembrando que as pessoas possuem outras atividades. Desta forma, a duração do workshop deve ser ajustada para que o conteúdo seja um investimento de tempo ao qual seu cliente vai considerar muito bem feito ao final da atividade.

4. Pago ou gratuito

No planejamento do workshop online, também é preciso pensar se a participação será gratuita ou se os interessados terão de arcar com alguma taxa de inscrição ou matricula.

A escolha dependerá muito do objetivo da empresa com a realização do workshop.

Se o objetivo principal é oferecer conhecimento técnico e mais específico ao usuário e se tratar de um nicho de mercado muito visado, mas com pouca oferta de conteúdo relevante, a cobrança de taxa pode ser uma boa forma de monetizar o workshop.

Já se o objetivo principal do workshop é atrair audiência e público ao seu negócio, a melhor opção é oferece-lo gratuitamente. Assim, é possível atrair o maior número de pessoas possível.

5. Roteiro de conteúdo

Em seguida, é hora de pensar sobre a dinâmica do curso em si. Por isso, é preciso criar um roteiro de como o conteúdo será passado ao longo do workshop online.

É preciso pensar sobre a ordem dos assuntos, quando será aberto à perguntas e discussões dos participantes, momentos de pausas, quais serão as atividades, entre outros aspectos.

O roteiro de um workshop é muito semelhante ao plano de aula de um curso online. Apenas considerando a duração mais curta do workshop e a necessidade maior de interação e de resolução de atividades práticas.

6. Planeje o material

O próximo passo é o planejamento e preparação do material que será utilizado durante o workshop e distribuído aos participantes quando ele terminar.

Podem ser slides, textos, ebook ou outros materiais de apoio, como vídeos sobre o tema, entre outros tipos de conteúdo.

Alguns, você precisará criar, inserindo neles os temas mais importantes tratados no workshop. Já outros, você poderá indicar como referência útil e relevante sobre o tema que foi tratado na atividade.

7. Divulgue muito

Tudo planejado, é hora de divulgar o workshop online. Afinal, você não pode esperar que pessoas interessadas caiam do céu para o seu workshop. Para essa divulgação, vale a pena apostar em canais, físicos ou virtuais, no qual seu público está presente. Tais como:

  • Grupos virtuais de discussão de profissionais da área;
  • As redes sociais de sua empresa, como o Instagram, LinkedIn e Facebook;
  • Sites especializados no seu setor, desde que, claro, não sejam seus concorrentes diretos;
  • Através de campanhas de email marketing, divulgando o workshop para a sua base de contatos;
  • Criando uma landing page para o workshop, para atrair leads interessados nele;
  • Ou ainda, fazendo uso de mídia paga, seja através do Google AdWords, ou de anúncios por redes sociais.

8. Prepare-se para o dia

Tudo preparado, workshop divulgado e muita gente inscrita, é hora de se preparar para o grande dia.

Por isso, vale a pena repassar o conteúdo planejado. Anote as principais palavras-chave que ajudarão a lembrar de partes do conteúdo que não podem ficar de fora.

Procure se cercar de todas as eventuais dúvidas que poderão surgir ao longo do workshop. Com isso, você consegue manter a assertividade e a coerência técnica ao longo da atividade.

9. Crie um certificado

Por fim, vale a pena criar um certificado para aqueles que concluírem o workshop que você realiza. Isso dará um ar personalizado ao seu workshop online, ajudando a tornar o evento mais profissional

Além disso, os participantes poderão divulgá-lo em suas redes sociais ou acrescentá-lo em suas qualificações do LinkedIn, por exemplo. Essas ações ajudam a sua empresa a se afirmar como uma autoridade no ramo e uma empresa que oferece qualificação com real valor ao público.

Como você viu, realizar um workshop online pode ajudar o seu negócio a se consolidar como autoridade de mercado, atraindo e fidelizando o público. Mas para que tudo dê certo, não deixe de planejar bem o seu conteúdo e, claro, divulgá-lo corretamente. Por isso, não deixe de conferir nosso texto com dicas para promover cursos e outros eventos com videos.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!