VidMonsters
Por VidMonsters

Conheça o YouTube Premium, a versão paga da plataforma

VidMonsters
Por VidMonsters

O Google lançou no Brasil uma novidade que pode revolucionar o trabalho de produtores de conteúdo:  o YouTube Premium, uma versão paga do serviço e que promete uma série de funcionalidades incríveis.

Quer saber mais sobre o YouTube Premium e como ele afeta o trabalho dos youtubers e marcas que apostam na plataforma? Então continue lendo este artigo!

Veja só o que você aprenderá:

O que é YouTube Premium?

Indo direto ao ponto, o YouTube Premium é a versão paga do serviço de vídeos online do Google. A partir de uma mensalidade fixa, o usuário tem acesso a uma série de recursos exclusivos.

Com esse novo serviço, é possível assistir a todos os conteúdos do canal sem se preocupar com anúncios ou interrupções.

Disponível em mais de 20 países, o YouTube Premium chegou a pouco tempo no Brasil, substituindo o antigo YouTube Red.

A assinatura do serviço custa 20,90 reais mensais (31,90 no plano família) e, além de garantir exibição de todos os conteúdos sem anúncios, também oferece:

  • Acesso aos vídeos exclusivos YouTube Originals, que inclui séries, programas de auditório e transmissões esportivas;
  • Permite fazer download dos conteúdos para assistir offline, sem anúncios e em segundo plano;
  • Integração com diversos dispositivos, como smartphones, tablets, smart TVs, videogames e computadores;

youtube premium

Essa nova versão do YouTube chega para concorrer diretamente com gigantes do streaming de vídeo, como Netflix, Amazon Prime Video e Hulu.

E para conquistar uma fatia desse público, o Google aposta no poder e relevância da marca YouTube no mundo dos vídeos online.

Mas espera aí! YouTube pago? Como assim?

É isso mesmo. Durante muito tempo, o YouTube foi uma plataforma muito rentável, justamente por causa da exibição de anúncios nos vídeos. Entretanto, a rentabilidade do serviço não era muito atrativa para os investidores.

Para reverter essa situação, a alternativa encontrada pelo Google foi criar um serviço de assinaturas, o YouTube Red. No começo de 2018, o serviço foi renomeado para YouTube Premium e manteve todas as funcionalidades.

Apesar disso, a plataforma manterá o atual modelo de acesso gratuito aos conteúdos, mas com exibição de anúncios nos vídeos. A ideia é oferecer uma opção para os usuários que queiram se livrar dos Ads e, ao mesmo tempo, acessar funções exclusivas.

E o que é YouTube Music Premium?

Junto com o YouTube Premium, a plataforma lançou outro serviço, dessa vez voltado para o streaming de música. É o YouTube Music.

Basicamente, ele é uma combinação entre o YouTube e serviços como Spotify e Deezer. Ele permite aos usuários ouvir todas as músicas e assistir aos clipes musicais disponíveis no acervo do YouTube.

A ideia é fundir futuramente o atual Google Play Music com o novo serviço, unificando o acervo.

O YouTube Music custa 16,90 reais mensais (ou 25,50 reais no plano família), e dá acesso a toda a biblioteca de faixas e álbuns da plataforma, sem exibição de anúncios durante a reprodução. Outros recursos incluem:

  • Download de faixas e clipes para reprodução offline;
  • Possibilidade de fazer streaming em segundo plano;
  • Criação de playlists automáticas offline.

Mas o usuário pode acessar o serviço gratuitamente. Entretanto, encontrará as mesmas restrições que o YouTube convencional, como exibição de anúncios, impossibilidade de fazer streaming em segundo plano e de fazer download das faixas.

youtube premium music

YouTube Premium vs YouTube convencional

Embora a novidade seja benéfica em alguns pontos e tenha chamado a atenção de algumas pessoas, esse não é o fim do YouTube convencional.

Os vídeos gratuitos continuarão sendo exibidos com anúncios na plataforma. mas os usuários terão a opção de consumir os conteúdos do canal sem restrições e Ads através de uma assinatura.

Confira a seguir algumas diferenças entre as duas modalidades do canal.

1. Vídeos sem anúncios

Talvez essa seja a diferença mais gritante entre os dois modelos!

No YouTube tradicional, o usuário é bombardeado com diversos anúncios, desde vídeos curtos antes dos vídeos até banners.

E embora exista a opção de pular algumas propagandas, ainda é necessário esperar alguns segundos para que isso seja possível.

Logo, quem consome muitos conteúdos no YouTube acaba perdendo muito tempo fechando e pulando anúncios. Claro, isso se não utilizar um bloqueador de anúncios.

No YouTube Premium, por outro lado, o usuário não sofre com esse problema, já que não existem anúncios entre os conteúdos.

Dessa maneira, é possível assistir quantos vídeos quiser, sem interrupções!

2. Conteúdo offline

youtube premium

Quem nunca quis baixar (ou conseguiu) baixar algum vídeo do YouTube para assistir offline?

Na versão tradicional da plataforma, isso não é possível, a não ser com aplicativos ilegais. Mas a opção está disponível nativamente para os assinantes do YouTube Premium.

Dessa maneira, é possível economizar os preciosos dados do pacote de internet móvel baixando os vídeos via Wi-Fi.

No entanto, os conteúdos não ficam disponíveis no aparelho para sempre, mas apenas por 30 dias. Após esse período, o cache do aplicativo é excluído automaticamente.

A grande vantagem desse recurso é que o usuário é capaz de controlar a qualidade com que o vídeo será baixado. Assim, é possível economizar espaço no armazenamento do dispositivo.

3. Reprodução em segundo plano

Outra grande novidade do YouTube Premium é o recurso que permite assistir a vídeos em segundo plano.

Isso significa que se o aplicativo for minimizado ou fechado pelo usuário, o vídeo continuará sendo reproduzido.

Ao mesmo tempo, a reprodução não é interrompida caso o dispositivo seja bloqueado ou a tela seja apagada.

Esse recurso é muito útil para quem gosta de ouvir música no celular ou assistir a webcasts enquanto faz outra coisa.

Outra funcionalidade que os assinantes do Premium podem experimentar é o modo picture-in-picture (PiP).

Quando o aplicativo é minimizado, o vídeo é continua sendo reproduzido em uma pequena janela flutuante. Entretanto, a função só está disponível para dispositivos com Android 8.0 ou mais recente.

4. Conteúdo original

Quem assinar o YouTube Premium ainda conta com outra vantagem exclusiva: acesso ao YouTube Originals, que não está disponível para os demais usuários do site.

O YouTube Originals reúne diversos conteúdos exclusivos, como filmes e séries, produzidos pelos maiores produtores de conteúdo da plataforma.

Inicialmente intitulado YouTube Red Originais, o serviço foi criado para atrair mais usuários para a versão paga do site. Além de competir diretamente com os outras plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime.

5. Integração com o Play Música

youtube premium play música

Outro benefício para quem gosta de ouvir música pelo celular é a integração do YouTube Premium com o Google Play Música.

Atualmente, o player de música padrão do Android conta com um serviço de streaming cobrado à parte. Entretanto, o Google planeja unir as duas plataformas, migrando a biblioteca e os serviços para o YouTube Music.

Enquanto isso não acontece, os assinantes da versão paga do YouTube terão acesso ao Play Música, sem nenhum custo adicional.

A unificação dos dois serviços foi utilizada pelo Google como uma estratégia para conseguir novos assinantes para os dois serviços.

Quais as vantagens do YouTube Premium para produtores de conteúdo?

Atualmente, os criadores de conteúdo do YouTube ganham dinheiro por meio de de anúncios e propagandas exibidos em seus vídeos.

Com a nova versão da plataforma, o Google vai dividir os lucros das assinaturas com os youtubers, o que promete aumentar a receita dos criadores de conteúdo.

Da mesma forma que já acontece na plataforma convencional, quanto mais um vídeo é visto, mais o seu criador recebe por ele.

Os vídeos ainda são hospedados na plataforma gratuitamente e ficam disponíveis tanto no YouTube Premium quanto no site convencional. Assim, o youtuber conta com duas maneiras de lucrar com os seus conteúdos.

Outro benefício da versão paga do site é contabilizar as reproduções offline! Isso significa que, mesmo que o usuário faça o download de um conteúdo para assistir sem internet, o canal será remunerado de acordo com o número de vezes que o usuário assistiu àquele conteúdo.

O YouTube Premium também oferece aos produtores de conteúdo acesso a novas ferramentas e dados no Analytics.

Com isso, fica fácil acompanhar de perto os relatórios de ganhos na plataforma e o sucesso e engajamento dos vídeos.

A ideia do YouTube é ajudar os principais criadores de conteúdo a produzirem vídeos com ainda mais qualidade. Afinal de contas, a receita da plataforma depende dos vídeos!

Conclusão

Como vimos, o YouTube Premium é um novo serviço oferecido pelo Google para aumentar a lucratividade da plataforma de vídeos online.

Através de uma assinatura mensal, os usuários terão acesso a recursos exclusivos, como reprodução offline e em segundo plano, fim dos anúncios e streaming de música ilimitado.

Mas a versão paga da ferramenta também é vantajosa para os produtores de conteúdo, que terão mais uma opção de faturamento na plataforma.

Agora que você já sabe o que é o YouTube Premium e as vantagens do serviço, que tal aprender a conseguir mais views para o seu canal? Clique aqui e descubra como atrair usuários para os seus vídeos.